Você sabe aproveitar integralmente o alimento?

Saiba como diminuir o desperdício dos alimentos e ter uma cozinha sustentável

 

 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 1,3 bilhões de alimentos são desperdiçados no mundo. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos e está entre os dez países que mais desperdiçam.

 
O consumidor tem um papel fundamental para evitar a perda dos alimentos. Além de colocar no prato apenas a quantidade de comida que conseguirá consumir, também é preciso prestar atenção no preparo das refeições.

 
É possível usar todo o alimento, incluindo as cascas, talos e sementes, sem que sejam jogados no lixo. Estas partes, que são tratadas como “restos”, também possuem nutrientes e benefícios para a saúde. Saiba como aproveitá-las:

 
• Folhas
As folhas podem ser usadas para fazer saladas, refogados, caldos e outras preparações. A de beterraba, por exemplo, pode ser consumida crua na salada, ou até mesmo pode ser utilizada para preparar um suco.

 
• Cascas
As cascas da melancia, abacaxi, laranja, maçã, banana, podem dar sabor aos sucos e chás. Também podem ser aproveitadas para preparar bolos, tortas e compotas.

 
• Talos
Os talos podem ser aproveitados para incorporar refogados ou até mesmo para compor temperos para outros pratos. É possível também usá-los para fazer receitas de torta ou de bolinhos empanados e fritos.

 
Usando a criatividade e colocando a mão na massa, é possível criar pratos e refeições saborosas, mas que também sejam sustentáveis e contribuam com o planeta.

 

 

Referência:
Brasil. Ministério da Saúde. Entenda por que é importante aproveitar os alimentos integralmente. Acesso em 11 de outubro de 2018. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51016-entenda-porque-e-importante-aproveitar-os-alimentos-integralmente