Você já ouviu falar em SUPERFOODS?

Descubra quais são os superalimentos para incluir no seu cardápio!

 

Os superfoods ou superalimentos têm ganhado espaço na mídia e na mesa! Muito provavelmente você já deve ter comido um deles, até mesmo sem saber. Afinal, a venda mundial desses alimentos deu um salto de mais de 200% nos últimos quatro anos, de acordo com uma pesquisa de mercado*. Mas, o que define um superfood?

Não há um consenso, mas podemos defini-los como alimentos altamente nutritivos que são benéficos para a saúde e o bem-estar, acima dos outros alimentos. Além dos nutrientes mais tradicionais (como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais), eles possuem alto teor de antioxidantes - eleitos os grandes responsáveis pelos benefícios.

sabercomer_superfods

A nutricionista Gessica Sponchiado explica: “Os antioxidantes são substâncias que atuam neutralizando a ação dos radicais livres, que são produzidos naturalmente pelo corpo, mas que podem estar em excesso devido à má alimentação, estresse, poluição, privação de sono e sedentarismo; levando ao envelhecimento precoce e a problemas de saúde”.

Em busca do equilíbrio, vale a pena conhecer alguns desses superalimentos e incluí-los no cardápio!

  • Cacau: rico em antioxidantes conhecidos como flavonóides, que podem ajudar no controle de peso, auxiliar na proteção contra as doenças do coração e regular o sistema imune. Mas, calma! Nada de sair devorando qualquer chocolate. O ideal é consumir o cacau puro, que pode ser encontrado no chocolate amargo ou através da versão em pó, em alimentos como pães de forma e cereais matinais. Também pode ser misturado no leite ou em receitas de bolo ou panquecas.
  • Castanha do Pará: rica em selênio e vitamina E, que tem a função antioxidante. Pode ser consumida ao natural, misturada a iogurtes ou adicionada em pães e bolos.
  • Linhaça: rica em ômega 3 e lignanas, a linhaça tem potencial de proteção contra os sintomas indesejáveis da menopausa e regularizar o intestino, devido ao alto teor de fibras. Em forma de farinha ou sementes, pode ser consumida em pães ou adicionada na salada de frutas, iogurtes ou receitas.
  • Quinoa: com alto valor nutritivo, rica em fibras, antioxidantes e proteínas de qualidade; que auxiliam na manutenção da massa muscular. Versátil, pode ser consumida cozida, no lugar do arroz, como salada ou encontrada em pães e barrinhas de cereal.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses superalimentos, que tal acrescentá-los nas suas refeições?

 

*Mundo do marketing [internet]. Superfoods crescem globalmente 202% entre 2011 e 2015. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/36180/superfoods-crescem-globalmente-202-entre-2011-e-2015.html.

Recomendadas

DE OLHO NA MASTIGAÇÃO!

DE OLHO NA MASTIGAÇÃO!

Sabia que o seu jeito de comer pode te ajudar a alcançar um peso saudável? Quando alguém...

FOCO NO CAFÉ DA MANHÃ

FOCO NO CAFÉ DA MANHÃ

Essa refeição merece atenção especial. Pressa, falta de apetite ou preguiça de cozinhar são algumas das desculpas...

LEIA MAIS SOBRE Sabe comer ver tudo

Sabe comer

Sabe comer

Sabe comer