Você conhece os benefícios dos chás?

Descubra como o consumo de chá pode ajudar na diminuição do risco de desenvolver doenças

Inventado na China, o chá é uma bebida milenar com uma série de benefícios. Diversos estudos científicos relacionam com a diminuição do risco de doenças do coração, câncer e diabetes.

 
O chá contém uma série de substâncias que estão relacionadas com uma possível melhora no estado de saúde. Esses componentes tão especiais são conhecidos como polifenois, em especial as catequinas e as epicatequinas.

 
Os polifenois são compostos antioxidantes, e portanto, ajudam na diminuição dos radicais livres. Estes são moléculas reativas que estão presentes no corpo, e que são prejudiciais. Por exemplo, podem causar algum tipo de câncer ou aumentar os riscos de ter um infarto.

 
Um estudo feito e publicado pela Universidade de Harvard, mostrou que pessoas que consomem pelo menos três xícaras de chá por dia tem menor chance de desenvolver diabetes comparado aquelas que não bebem. Isso porque os polifenois podem ajudar nos mecanismos de regulação do açúcar no sangue, ao facilitar a ação da insulina no corpo.

 
Uma ótima forma de consumir chás é, principalmente, no intervalo das refeições, durante os lanches ou antes de dormir. E, não há um limite de consumo do chá caseiro. Mas, sempre preste atenção na quantidade de açúcar adicionado no chá, além disso, use a criatividade para fazer a bebida em casa.

 
Ao mesmo tempo, também é importante manter hábitos de vida saudáveis. O chá pode contribuir com uma melhora na saúde, mas não por conta própria. Por isso, além de beber seu chá, sempre pratique exercícios físicos e se alimente bem.

 

 

Referência:
Harvard Medical School. Tea: a cup of good health? Publicado em agosto de 2014. Acesso em 16 de outubro de 2018.