Você conhece os benefícios do boxe? O boxe pode ajudar a ganhar músculos e aliviar o estresse

O boxe é uma das modalidades mais antigas que existem. Foi descoberto no Egito antigo e, até hoje, é praticado tanto por profissionais, quanto por amadores. O esporte se manteve por milênios, até que chegou nas Olimpíadas durante o século VII a.C. Atualmente, muitos os praticam como escolha de exercício físico na rotina, sem o foco na competição. E praticar este esporte tem mostrado muitos benefícios para a saúde, conheça cada um deles.

  • Saúde do coração

O boxe é um esporte intenso, o que mostra ter grande potencial para auxiliar na melhoria da saúde cardiovascular e resistência respiratória. Hoje em dia, com o aumento de pessoas com doenças do coração, o boxe pode ser uma ótima opção de atividade física! Porém, é sempre muito importante lembrar de antes de começar qualquer tipo de exercício físico consultar um médico e um profissional de educação física.

  • Melhora da coordenação motora e concentração

Tanto a coordenação motora, quanto a concentração são essenciais ao praticar o boxe, principalmente para executar as técnicas do jeito correto. No boxe fitness, por exemplo, o treinador poderá ser o adversário fictício, e é sempre importante se concentrar o máximo possível para evitar possíveis golpes, não é mesmo?

  • Fortalecimento dos músculos e ganho de força

Durante o treino, os golpes, chutes e socos são praticados sempre. Eles são responsáveis por exercitar a sua musculatura. O ganho de força e o fortalecimento dos músculos de todo o corpo será aumentado aos poucos e cada vez mais.

  • Alívio do estresse do dia a dia

Praticar o boxe é uma forma de escapar e se desligar por alguns minutos ou horas dos pensamentos e sentimentos que existem na sua mente. É um jeito de fugir da rotina estressante.

Referência:

Edwards W. Art of Boxing and Science of Self-Defense. New York: Excelsior Publishing House. 2012.