Veja quatro dicas de como evitar dores no estômago ao praticar exercícios físicos

Sentir desconfortos no estômago e intestino quando pratica exercícios pode ser algo comum, principalmente em atividades de alta intensidade ou de longa duração. A principal consequência disso é a diminuição do desempenho no treino.
Algumas dicas podem ajudar a atingir a saciedade antes treino sem sentir esse desconforto. Confira abaixo:

 

• Faça vários lanches ao dia e em pequenas quantidades
As refeições ao longo do dia e em pequenas quantidades vão garantir que sempre esteja satisfeito e não passe mal. Comer em grandes quantidades aumenta a secreção de ácido no estômago, o que pode causar refluxo. Alguns sintomas do refluxo são: azia, dor no peito, náusea, regurgitação e tosse. Uma boa opção é incluir os snacks entre as refeições principais.

 

• Tenha calma e mastigue bem os alimentos
A partir do início da refeição, os hormônios que estão relacionados com a saciedade (leptina e colecistocinina) são liberados apenas 20 minutos depois. Isso significa que se você comer rapidamente poderá ingerir uma quantidade de alimentos muito maior do que seu corpo realmente precisaria para ficar satisfeito. Por isso, mastigue devagar e com calma.

 

• Evite alimentos que irritam o estômago
Existem alimentos que podem causar certa irritação gástrica em determinadas pessoas. O café, álcool, alimentos ácidos ou especiarias devem ser evitados antes de praticar exercícios físicos.

 

• Tente fazer um pré-treino com alimentos líquidos
Alimentos líquidos, ou amassados, são mais fáceis de serem digeridos, e também dão saciedade. Por exemplo, bata no liquidificador o leite com frutas e faça uma vitamina.
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