Treino HIIT: eficiente e dinâmico

Conheça a modalidade de treino mais promissora e querida do momento.

Um treino mais curto e intenso vem ganhando espaço e conquistando um lugar na rotina dos que reclamam da falta de tempo: o HIIT.

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A sigla em inglês High Intensity Interval Training significa treino intervalado de alta intensidade. É um tipo de exercício que alterna momentos de esforço de máxima intensidade com períodos de intensidade moderada e descanso.

Com o objetivo de melhorar a capacidade aeróbica, um treino de quatro minutos foi testado em patinadores olímpicos e teve bons resultados. Isso despertou o interesse de outros estudiosos e muitos outros protocolos foram testados, inicialmente, em pessoas bem condicionadas. As pesquisas na área continuaram evoluindo e, atualmente, o HIIT é considerado uma boa opção de treinamento físico tanto para atletas profissionais como para pessoas que buscam melhoras na saúde e qualidade de vida.

 

Mas qual a real vantagem desse tipo de treino? A resposta vai depender de cada um, mas é possível citar a duração de tempo, os resultados ou o fato de ser um treino dinâmico, como as principais vantagens. Com o HIIT é possível colher benefícios que vão desde a melhora no condicionamento aeróbico, emagrecimento, até prevenção/melhora no quadro de doenças relacionadas com o estilo de vida moderno com um treino curto e intenso, com uma duração média de 30 minutos, 3x por semana.

Ao comparar os efeitos do HIIT com um exercício de longa duração, pesquisadores da Universidade Leicester, no Reino Unido, concluíram que o HIIT é seguro, eficaz, ofereceu maior proteção ao coração e proporcionou maior redução de peso aos praticantes, em comparação ao exercício contínuo e de longa duração.

Diversas academias oferecem aos alunos esse tipo de treino, seja reproduzindo o método tabata ou em forma de circuitos funcionais de cerca de 35 minutos. Os exercícios podem ser feitos com steps, bike, esteira, bolas, cordas ou outros acessórios e equipamentos. Cabe ressaltar que, o exercício torna-se seguro, quando adaptado de acordo com as condições de saúde do indivíduo e supervisionado por um profissional de educação física.

Sem monotonia e limitação de tempo, o treino HIIT é apontado como um treino motivador e com resultados promissores!

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