Qual a Importância do controle da respiração na prática de atividade física?

Respire bem na hora do exercício

Já passou por aquela situação de sentir dores no meio de uma corrida ou exercício? Algumas vezes essa condição pode acontecer por conta da respiração. Isso pode ser comum, pois, durante a atividade física o corpo necessita de uma ventilação maior, principalmente nos exercícios de longa duração, ou quando se conversa durante a prática.

A ventilação durante a atividade física tem relação direta entre o consumo máximo de oxigênio e a recuperação do mesmo. Ou seja, existe uma taxa máxima de oxigênio que uma pessoa consome para fornecer aos seus músculos e outros órgãos a quantidade suficiente para o funcionamento. Já na prática de esportes, é diferente, pois ocorre o reabastecimento de oxigênio no corpo no momento em que o exercício acaba, o corpo volta ao estado de repouso. Essa relação aumenta à medida que a intensidade do exercício se eleva e varia de acordo com a duração.  Por isso é fundamental que se tenha um controle da respiração, para suprir todas as necessidades do corpo.

Para te ajudar a ter um maior controle da respiração e evitar situações como essa, uma opção é a prática da yoga. Você já praticou yoga alguma vez?

Um estudo realizado com 483 pessoas que praticavam yoga (chamada de Shambhavi Mahamudra kriya) em 2017 mostrou que esse treinamento melhora o controle da respiração, além de diminuir o estresse e a ansiedade, sendo considerada uma ótima opção para praticantes de atividade física. Esse autocontrole, evita sentir as dores por respirar de forma errada e ajuda a manter uma melhor concentração na prática. Pode ser usado tanto por praticantes de atividade física, como por atletas profissionais, nas diferentes modalidades.

Não é necessário muito segredo ou experiência, mas algumas dicas são importantes para que a respiração “não falte” na hora do exercício, como: evite conversar durante a atividade física. Além disso, não se esqueça de sempre manter a hidratação em dia e antes de qualquer atividade física, procure um profissional da área para maiores orientações.

 

Referências

  1. Lindsay NS, Andreas BE, Sarah AG, Katelyn RW, Saori IB, Jeffrey MJ. Speed and circuit – based high-intensity interval training on recovery oxygen consumption. Int J Exerc Sci, 2017; 10(7): 942-953.
  2. Christine TP, Sarah MB, Deepak C, Paul M, Raj KM. Effects of Shambhavi Mahamudra Kriya, a Multicomponent Breath-Based Yogic Practice (pranayama), os perceived stress and general well-being. Journal of Evidende-Based Complementary Altern Med., 2017.