Sabe - Quais os benefícios das fibras para a saúde?

Quais os benefícios das fibras para a saúde?

Entre artigos e revistas de saúde, as fibras normalmente aparecem com diversas vantagens para o intestino. Mas você sabe quais são os outros benefícios que o consumo de fibras fornece? E as diferenças entre elas?

As fibras são definidas como compostos de origem vegetal, que quando ingeridas não sofrem digestão, ou seja, passam praticamente intactas pelo intestino, onde aumentam a viscosidade e o volume da matéria fecal. As fibras são principalmente encontradas em vegetais, frutas e grãos integrais, e são divididas em:

Fibras Solúveis (FAS)

Fibras Insolúveis (FAI)

Fibras viscosas, que formam como se fossem “géis” no intestino delgado, afetando a absorção de glicose e gordura.

Fibras que agem diretamente no trânsito intestinal

Encontradas em alimentos como: Aveias, lentilha, cenoura e frutas cítricas.

Encontradas em alimentos como: Farelo de trigo, pão integral, cereais integrais e vegetais folhosos.

Com tantos benefícios, não tem como deixar esse nutriente de lado. Para isso, existem algumas mudanças na rotina, que podem nos ajudar a aumentar a quantidade de fibras na dieta, são elas:

  • Dar preferência para produtos que apresentem grãos integrais no início da lista de ingredientes;

  • Consumir diariamente porções de frutas e vegetais;

  • Experimentar novos alimentos para aumentar a quantidade de opções que forneçam fibras alimentares;

  • Quando possível, consumir também a casca intacta dos alimentos in natura;

O consumo adequado de fibras e água, podem ajudar na redução do risco de obesidade, diabetes tipo 2 e câncer de cólon. Além disso, alguns tipos de fibras apresentam efeitos que contribuem para o crescimento e atividade de bactérias benéficas no trato gastrointestinal.

Como todo alimento em excesso pode causar efeitos negativos ao organismo, quantidades inadequadas de fibras podem gerar desconforto intestinal. Para evitar essas situações é indicado o acompanhamento com um profissional capacitado, nesse caso um nutricionista, para orientar quais são as quantidades e tipos adequados para a rotina de cada individuo, de acordo com as necessidades nutricionais.

Referências:

  1. Filisetti TMCC, Lobo AR, Colli C. Cozzolino SMF. Fibra alimentar e seu efeito na biodisponibolidade de minerais. In: Biodisponibilidade de Nutrientes – 3. ed. Atual. E ampl. – Barueri, SP: Manole, 2009:207-234.

  2. Holscher HD, Doligale JL, Bauer LL, Gourineni V, Pelkman CL, Fahey GC, et al. Gastrointestinal tolerance and utilization of agave inulin by healthy adults. Food Funct., 2014, 5:1142–1149.

  3. Luo Y , Zhang LLi HSmidt H Wright AGZhang K. Different Types of Dietary Fibers Trigger Specific Alterations in Composition and Predicted Functions of Colonic Bacterial Communities in BALB/c Mice  Front Microbiol. 2017; 8: 966.