Sabe - Quais alimentos são aliados do treino?

Quais alimentos são aliados do treino?

Uma alimentação balanceada é uma grande aliada para um resultado satisfatório

Uma das dúvidas mais comuns que surgem para praticantes de atividade física é: ”o que ingerir antes, ou depois do treino”? A realidade é que a resposta para esta pergunta é: DEPENDE. Afinal, a alimentação deve ser individualizada e ela pode variar de acordo com diversos fatores: tempo, tipo de exercício, idade, capacidade física, entre outros. Apesar disso, alguns alimentos podem ajudar ou serem importantes aliados para o treino.

De fato, a alimentação é muito importante em diversos aspectos, inclusive para o treino e é normal aparecerem dúvidas do que ingerir, qual quantidade ou qual momento ideal, por exemplo. Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas:

  • Horário e quantidade: é muito importante respeitar o organismo e analisar em qual horário a atividade física será feita. Por exemplo, atividades muito exaustivas logo após um café da manhã, almoço e jantar muito reforçados, não são indicadas e podem prejudicar o treino e o processo de digestão;

  • Alimentos fonte de carboidrato: pães, cereais e massas são exemplos de alimentos rico em carboidratos, nutriente que ajuda no fornecimento de energia para o corpo. Seu consumo antes do treino pode ajudar no aporte de energia durante a atividade.

  • Proteína: o consumo de proteínas é muito importante para o bom funcionamento do organismo. E fundamental para praticantes de atividade física, pois o exercício, principalmente os de força e realizados por atletas demandam uma quantidade maior de proteínas, uma vez que o desgaste pode ser maior. Pode ser consumida antes ou após o treino, por exemplo, um lanche com queijo. O ideal é consumir uma quantidade adequada ao longo do dia.

  • Durante o treino: Muitos atletas, dependendo da modalidade, necessitam de suplementação durante o treino, diferentemente do praticante de atividade física, uma vez que o atleta algumas vezes, somente, pela alimentação não chega à recomendação prevista para nutrientes. Porém, esta recomendação não é uma regra e o profissional de nutrição pode ajudar nesta orientação.

  • Uma dica muito importante é sempre hidratar-se, principalmente ao sentir sede durante o exercício.

Portanto, um fator de importância é a individualização da dieta deve ser realizada e acompanhada pelo nutricionista.

Referências:

  1. Tarnopolsky, M. Protein requirements for endurance athletes. Nutrition, 2004 20(7–8): 662–668.