Permita-se desligar e relaxar

Reservar um momento para o relaxamento do corpo ajuda a manter a saúde em dia

 

Quem mora em uma cidade grande sabe como o ritmo acelerado do dia a dia pode ser estressante, e viver em um ambiente que causa estresse pode trazer prejuízos para a saúde em longo prazo, como aparecimento de sintomas de ansiedade, dor de cabeça, dificuldade para dormir, descontrole do peso, perda de memória e até problemas de digestão.

 

Mas por que isso acontece?

Quando estamos em estado de atenção ou estresse, nosso corpo acaba aumentando o nível de cortisol, um hormônio que, quando produzido em excesso, provoca alterações no corpo, como o aumento do açúcar no sangue.

 

E como prevenir esses problemas?

A maior dica de todas é não se sentir culpado! Permita-se desligar e relaxar, mesmo que por alguns minutinhos do seu dia. O relaxamento é capaz de provocar diminuição nos batimentos do coração, na pressão arterial e no estado de atenção. Também é possível notar um aumento da memória e aprendizagem.

 

Dicas para relaxar

E para te ajudar a ficar mais relaxado, listamos algumas dicas para colocar essa prática em ação:

 

Controle a respiração: aplicar técnicas de respiração é uma forma de relaxar e que promove muitos benefícios, como melhora da frequência do coração e do pulmão, redução da pressão arterial e aumento do fluxo de sangue. O controle da respiração também influencia no sono e na sensação de bem-estar.

 

Faça meditação: meditar é um exercício de consciência que ajuda a reduzir o estresse acumulado, a ansiedade e a dor, além de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral.

 

Alongue o corpo: dores nas costas, nos ombros e pescoço são comuns nos momentos de estresse. Para aliviar e tensão, faça alongamentos durante o dia, estique os braços e gire o pescoço.

 

Leia um livro: a leitura traz conhecimento e permite vivenciar outras experiências. É um momento para repousar, por isso, o livro pode ser um ótimo companheiro no caminho entre a casa e o trabalho.

 

Comece a vivenciar essas dicas hoje mesmo e sinta todos os benefícios!

 

Referências:

Sociedade brasileira de inteligência emocional. Técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade. Disponível em: http://www.sbie.com.br/blog/tecnicas-de-relaxamento-para-diminuir-a-ansiedade/

Sharma H. Meditation: Process and effects. Ayu. 2015;36(3):233-237.

Neto, ARN. Técnicas de respiração para a redução do estresse em terapia. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo, 2011.