JÁ OUVIU FALAR EM MINDFULNESS?

Olha que, nos dias de hoje, a gente garante que você deveria. o/

Prestar atenção no momento presente, sem julgamentos, estar consciente de seus pensamentos, emoções e sensações físicas. Esta é a definição de Mindfulness, um modo de viver que vai além da ideia de tirar alguns minutos por dia para meditar. Trata-se de um processo em que viver o presente torna-se o modo de ser do indivíduo.

De acordo com o Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, o estado mental de Mindfulness é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção, no viver no “piloto automático”, sempre na correria. Com a prática, é possível libertar-se desses padrões habituais de pensar, sentir e agir.

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A prática de Mindfulness tem origem em parte da filosofia budista e algumas correntes de yoga. Ela pode incluir movimentos corporais para consciência corporal, relaxamento muscular e a meditação diária. E seu objetivo vai além da redução dos níveis de estresse. A prática frequente pode levar a transformações em vários aspectos da vida, como alimentação, trabalho e relacionamento.

Um estudo liderado por um pesquisador de Harvard e publicado em 2015 pela revista Journal of Psychosomatic Research analisou os benefícios do Mindfulness em pessoas saudáveis. Os resultados sugerem resultados positivos para a redução do estresse, depressão, ansiedade, angústia e melhoria da qualidade de vida.

Os benefícios de incorporar esse modo de pensar envolvem atenção, inteligência, redução de pensamentos pessimistas, aumento de pensamentos otimistas, autorrealização, diminuição de estresse e bem-estar. Não é à toa que a prática tem chamado atenção na área de saúde, como parte do tratamento de depressão, distúrbios e compulsão alimentar, insônia, dores crônicas, hiperatividade, entre outras doenças. É uma tendência a ser incorporada nos cuidados em saúde.

Ficou interessado em aderir a esse modo de pensar? Existem diversos programas e cursos de Mindfulness, com os quais é possível aprender técnicas e exercícios para serem aplicados no dia a dia. Basta uma busca simples na internet para encontrar meditações e exercícios áudio-guiados também podem oferecer informações de base sobre a prática.

Segundo os adeptos, Mindfulness é uma daquelas coisas que realmente tem que experimentar para entender. E aí, topa desacelerar e experimentar?