Tudo o que você precisa saber sobre o Yoga

Yoga ajuda no relaxamento, força e harmonia entre corpo e mente O Yoga é uma prática que nos últimos tempos vem aumentando significativamente o número de praticantes, apesar de ser conhecido há muitos anos. Algumas pessoas definem como arte ou ciência, outras como exercício, técnica ou doutrina, e há aqueles que pensam que seja um estilo de vida ou uma cultura. Porém, originalmente, nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluía um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduzia o ser humano à compreensão de si mesmo. Apesar de existirem muitas definições, atualmente muitos caracterizam apenas como exercício físico, sendo que seus diferentes seguimentos compreendem outras atribuições como meditação e controle da respiração. Entre todos eles o objetivo principal é o mesmo: harmonizar o corpo e a mente. Além de ser uma prática que não demanda de muitos equipamentos, apenas um tapete, ela é estudada pela ciência devido benefícios já observados. Um estudo realizado com empregados de uma grande universidade, que deveriam trabalhar no mínimo 50% do tempo integral e reportar pelo menos um nível moderado de estresse mostrou que durante 16 meses a aula de Yoga melhorou o nível psicológico de saúde. Foram relatados menos estresse, ansiedade, depressão, insônia e angústia e teve uma melhora significante na saúde psicológica geral e harmonia. Além desses benefícios, o yoga melhora a musculatura, a força e o autocontrole. E como as demais atividades físicas, caso tenha algum problema de saúde, é indicado procurar um médico para avaliação. Não se esqueça também, que necessita ser sempre acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada para que seja possível seu completo desempenho. Uma dica é consumir carboidratos para te dar a energia necessária. Opte por ingerir antes da atividade física, por exemplo, pães integrais que são fonte de fibras e fornecem energia. Agora é só pegar seu tapetinho, colocar uma roupa que se sinta confortável, e se preparar para ter aulas de Yoga. Facilmente você encontrará um local próximo a sua casa, seja uma academia ou um parque. Também existem profissionais que disponibilizam aulas online, mas tome cuidado, o acompanhamento de um educador físico pode evitar lesões e indicar as melhores posições para seu corpo, ocasionando um melhor desempenho.     Referências: Rachel EM, Daiva d, Una T. The effects of yoga on stress and psychological health among employees: an 8- and 16-week intervention study. An International Journal. 2017; 1477-2205.