Sol, aliado do bem-estar e do bom humor

Quando pensamos em Sol, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é um belo bronzeado e aqueles dias bem quentes, com muita piscina, praia e mar, certo? Mas além de ser nosso aliado, o Sol também é o melhor amigo do bom humor e bem-estar. Você sabia disso?

Alguns estudos mostram que a luz, inclusive a do Sol pode refletir na interação com a serotonina, hormônio que desempenha um importante papel no sistema nervoso, entre eles: a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite e humor. O que significa que a exposição à luz solar pode influenciar em comportamentos, no humor e impulsividade. E ao mesmo tempo, pela pouca quantidade de luz há um aumento da melatonina, hormônio que atua na regulação do sono, ou seja, aumentando o sono.

Além disso, o Sol é extremamente importante para a síntese de Vitamina D, que nos alimentos está presente em óleo de peixes, manteiga e queijos. Sua função é muito importante para a saúde óssea e sua deficiência, pode reduzir a absorção de cálcio pelo organismo, que também importante para os ossos. Alguns estudos mostram que níveis inadequados desta vitamina, podem estar relacionados a um maior risco no desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

Especialistas recomendam para pessoas saudáveis, uma exposição ao Sol de pelo menos 15 minutos diários, para ajudar na síntese de Vitamina D. Se possível, inclua em sua rotina esse “banho de sol” logo pela manhã, antes das 10h!

Claro, é importante lembrar que vale sempre uma consulta com o médico dermatologista para verificar a melhor forma de proteção (protetor solar), um item muito importante quando se fala de Sol! E nestes dias mais quentes não se esqueça também da hidratação, tenha sempre por perto uma garrafinha com água.

Referências:

Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 3ºed. Barueri, SP: Manole, 2009.

Vyssoki B, Kapusta ND, Praschak-Rieder N; et al. Direct Effect of Sunshine on Suicide. JAMA Psychiatry. 2014;71(11):1231-1237.