Qual a importância da hidratação na atividade física?

A água é essencial para a vida e para o bom funcionamento do organismo. Ela desempenha um papel fundamental para o corpo e participa de muitas funções como: regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de substâncias tóxicas e mantém os órgãos e tecidos do corpo funcionais...

A recomendação diária para consumo de água depende de alguns fatores, como tipo de alimentação, atividade física e temperatura. A sede é um dos mecanismos do organismo para mostrar que a quantidade de água não está suficiente, ou seja, a hidratação não está 100% adequada. Como há perda de água pelo suor e pela urina, é preciso sempre ficar atento à ingestão de líquidos, já que o consumo regular de água também ajuda no bom funcionamento do intestino e diminui o risco de infecções de urina.

E na atividade física, qual a quantidade ideal de água?

O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que praticantes de atividade física beba no mínimo de 2 litros de água e no máximo de 3,5 litros. O valor abaixo ou acida pode trazer desempenhos ruins e outros prejuízos durante o treino.

Hoje em dia, a recomendação tem mudado um pouco, sendo indicado uma ingestão adequada de líquidos. Recomenda-se ingerir líquidos de forma adequada ao longo do dia e não apenas em um momento determinado, como durante a atividade física. Recentemente, alguns estudos têm mostrado que uma das indicações é sugerir para o atleta ou para o praticante de atividade física beber líquidos de acordo com a sua sede.

É muito importante antes de começar qualquer atividade física, consultar um médico e um profissional de Educação Física. E se precisar de ajuda com a alimentação e quantidade de líquidos necessários para se exercitar, conte sempre com um nutricionista!

Referências:

Beltrami FG, Hew-Butler T, Noakes TD. Drinking policies and exercise-associated hyponatraemia: is anyone still promoting overdrinking? Br J Sports Med. 2008 Oct;42(10):796-501.

Almond et al.. Hyponatremia among runners in the Boston Marathon. N Engl J Med. 2005 Apr 14;352(15):1550-6.