O que é o Boot Camp?

Boot Camp, uma nova modalidade esportiva inspirada em treinamento militar, teve origem em presídios americanos, onde pneus, cordas, barras e tiros de corridas eram as únicas formas de conseguir praticar atividade física nos campos.

Recentemente chegada ao Brasil, também ficou conhecida como Race Boot Camp. A prática conta com exercícios de alta intensidade, que podem ajudar em uma maior perda de peso. Atualmente é praticada em locais abertos como parques ou quadras, onde podem ser usadas cordas, barras e pesos como acessórios básicos.

Por ser considerada de alta intensidade, também compreende uma grande perda calórica exigindo orientação adequada de um profissional capacitado que possa acompanhar e determinar as práticas alimentares.

Entre os principais nutrientes necessários para evitar a perda nutricional, podemos destacar os carboidratos, que são de grande importância em exercícios de alta intensidade. Isso acontece porque quanto maior o esforço realizado, maior é o gasto de energia. Considerando que a melhor e mais eficaz forma de energia vinda da alimentação são os carboidratos, é preciso dar maior atenção a esse nutriente.

É indicado que comece com os exercícios mais leves, que não exijam uso de matérias pesadas como os pneus e ir evoluindo para os mais pesados, evitando lesões graves e dores.

Além de toda preocupação com a alimentação e os cuidados com a prática, é necessário prestar atenção na hidratação. Uma vez que esportes de alta intensidade e longa duração, acabam gerando grande perda de água através de suor.

Agora é só procurar um profissional que possa te orientar sobre a prática, e não se esquecer da alimentação e hidratação!

Referências: American College of Sports Medicine. Nutririon and Athletic Performance. Joint Position Statement.2016.