Como ter um café da manhã completo com uma rotina agitada?

Com a correria do dia a dia, aproveitar cada minuto a mais de sono é uma delicia, não é? Mas isso não pode ser motivo para privação do café da manhã, pois é uma das principais refeições do dia junto com o almoço e o jantar. Para evitar que isso ocorra existem receitas e dicas que podem ajudar a tornar esse momento prático, rápido e prazeroso.

O café da manhã é de fundamental importância na alimentação e muitas vezes nós esquecemos de dar a atenção que ele merece. Além de ser uma das refeições que contribuem para o auxílio de nutrientes necessários no dia, está relacionado à melhora do sistema imunológico e a efeitos psicológicos como diminuição da ansiedade, alivio da insônia e uma melhor qualidade de vida.

Conheça ótimas opções para garantir um desjejum com proteína, carboidrato e fruta (com vitaminas e minerais) os nutrientes são essenciais no café da manhã. Existem receitas simples, práticas e rápidas que conseguem unir os três itens, como:

  • Iogurte com sementes (como linhaça) e frutas picadas + torrada integral com geleia

  • Leite com mel + salada de fruta + lanche de pão de forma com frios

  • Ovo mexido com pão integral torrado + frutas picadas com sementes

  • Chá quente ou gelado + Torrada com ricota + frutas picadas

  • Bolacha de arroz com queijo branco + suco de fruta natural com sementes

Algumas dessas preparações podem ser desenvolvidas no dia anterior para facilitar e diminuir o tempo no café da manha, como as frutas que podem ser armazenadas já cortadas na geladeira.

Dentro de toda rotina alimentar, até mesmo considerando o café da manhã, é ideal que um profissional da saúde realize o acompanhamento para garantir um habito, que proporcione todos os nutrientes necessários.

Referências:

Lee SA, Park EC, Ju YJ, Lee TH, Han E, Kim TH. Breakfast consumption and depressive mood: A focus on socioeconomic status. Appetite. 2017; 114:313-319.