Como controlar a fome entre as refeições principais?

Lanches intermediários que combinam carboidrato e proteína são ótimas opções para te manter saciado entre as refeições   Se você sente fome a toda hora e precisa fazer os famosos “beliscos” ao longo do dia é preciso atenção, já que esse hábito pode contribuir para o ganho de peso por representar calorias a mais no saldo final do dia. Uma boa estratégia para evitar as guloseimas é combinar alimentos fontes de carboidrato e proteínas, que ajudam a manter a energia de maneira prolongada e aumentar a sensação de saciedade.   Confira algumas opções de lanches intermediários que podem ajudar a controlar a fome entre as refeições principais:  
  • Pão integral + queijo cottage + tomate;
  • Biscoito integral + patê de hommus;
  • Granola com cereais e frutas + iogurte;
  • Pão de forma + queijo branco;
  • Frutas + oleaginosas (castanhas, amêndoa, nozes).
  Além de fazer as escolhas certas nos lanches intermediários, outras estratégias podem ser adotadas para diminuir a vontade de comer petiscos ao longo do dia. Veja as dicas da nutricionista Beatriz Botequio, da Equilibrium Consultoria e consultora do Sabe portal:   Mastigue bem: reserve pelo menos 20 minutos para fazer as refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e mastigue bem os alimentos. Esse tempo é o suficiente para o cérebro receber a mensagem que o corpo já está satisfeito;   Distribua as calorias das refeições: se a sua fome é maior em determinado período do dia, programe aí a sua refeição mais calórica. Por exemplo, se você sente mais fome no meio do dia, concentre uma porcentagem maior de calorias no almoço;   Não pule o café da manhã: capriche, pois irá te ajudar a não exagerar nas próximas refeições.     Referências:   Antonaccio, C. Boa forma em 8 semanas: um programa para aprender a comer, emagrecer e conquistar saúde. São Paulo, 2005.