A importância de cereais na alimentação

Nos tempos antigos, os cereais eram um dos principais alimentos encontrados na alimentação das pessoas, essa prática permanece até os dias de hoje. Com a globalização, as culturas foram se misturando e hoje temos uma grande diversidade de tipos de cereais para enriquecer nutricionalmente nossa dieta.

No geral, todos os cereais são importantes fontes de carboidratos, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais, que trazem benefícios para a saúde, como o fornecimento de energia e melhora na imunidade.

Podemos observar que a alimentação do brasileiro contempla esses alimentos, uma vez que a presença de arroz, trigo ou aveia é comum dentro da tradição do país. Por se tratarem de alimentos que podem ser utilizados em preparações simples ou nas mais complexas, no formato doce ou salgado, os cereais são versáteis, práticos e nutritivos para serem inseridos na alimentação do dia a dia. Também são de fácil acesso, existindo diferentes formas e preços no mercado.

Os cereais além de serem saborosos e fornecerem inúmeros nutrientes, podem estar presentes no café da manhã, almoço, jantar e nos lanches intermediários.

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  2. Shewry PR, Hey SJ. The contribution of wheat to human diet and health. Food Energy Secur. 2015 Oct; 4(3): 178–202.