Já tomou água hoje?

A água é um nutriente essencial para a saúde humana, ela está presente em 60% do organismo. Além disso, é fundamental para algumas funções indispensáveis do corpo, como: eliminação de toxinas, transporte de substâncias, auxilio no controle da temperatura do corpo, na boa hidratação da pele, mucosas, cabelos e unhas. A recomendação diária de ingestão de líquidos (incluindo a água) para homens e mulheres entre 19 a 70 anos, respectivamente, é de 2,5 litros e 2 litros. Pode aumentar caso seja praticante de atividades físicas, por causa da perda em excesso.

Como o corpo não tem condição para armazenamento de água, é preciso repor a quantidade perdida a cada 24 horas. Sem água em nosso corpo, a sobrevivência pode ser por poucos dias.

É importante reforçar que a pouca ou insuficiente ingestão de água pode trazer sintomas como boca seca e sede, alertas que estão relacionados com a baixa hidratação.

O balanço de água no corpo consiste no equilíbrio entre oferta e perda, sendo que as pequenas variações desse balanço no nosso corpo são difíceis de serem percebidas. Por isso, para evitar a desidratação, é importante ingerir água regularmente.

Estudos mostram que quando a hidratação está “em dia”, há uma possível redução de casos de infecção urinária, hipertensão e da probabilidade de infarto. Além de contribuir positivamente para o funcionamento adequado de diversas funções do corpo, como regulação da temperatura, distribuição de nutrientes essenciais, diminuição do inchaço e pode até ajudar no processo de emagrecimento.

Desta forma, manter a hidratação em dia é essencial para o bom funcionamento o corpo. Uma dica funcional é no dia a dia sempre deixar uma garrafinha de água por perto e ingerir pequenos goles durante a jornada, ajudando no consumo adequado deste nutriente.

Referências:

  • Castro M, Waitzberg DL. Nutriente: Água in: Waitzberg DL. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. Ed. Atheneu, 4ª ed. São Paulo. 2009, p45-54.
  • Azevedo SP, Pereira FWL, Paiva SAR. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Água, Hidratação e Saúde. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição; 2016.