Sabe - Já ouviu falar do Kombucha?

Já ouviu falar do Kombucha?

O chá Kombucha, bebida probiótica, fermentada por bactérias benéficas para o intestino, é consumida nos países do leste e da Ásia Central e com menor amplitude em alguns países europeus e nos EUA. Produtos e bebidas à base de kombucha, quando consumidos em quantidades adequadas, podem apresentar benefícios para a saúde humana.
Alguns estudos mostram que o Kombucha conta com um efeito antioxidante, ou seja, potencial para proteger as células de possíveis danos causados por substâncias que circulam livremente pelo sangue. E benefícios intestinais, devido à presença de probióticos que contribuem para o aumento das bactérias boas do intestino. Além disso, o produto é de fácil preparo, pode ser feito em casa seguindo basicamente o mesmo processo que é usado para a produção de chás.
O Kombucha pode ser adicionado a uma alimentação saudável e equilibrada, contribuindo para a melhora intestinal e proteção das células do corpo. Para melhor orientação das quantidades de consumo é adequado à orientação e acompanhamento de um profissional da saúde capacitado, como o nutricionista.

Receita Kombucha
Ingredientes:
Cultura de Kombucha
250 ml de água
2 colheres (chá) de chá preto;
2 colheres (chá) de chá verde;
½ xícara de açúcar refinado;

Modo de preparo: Ferva a água,  acrescente o açúcar e espere dissolver. Junte as folhas de chá, ferva por mais 2 a 3 minutos. Desligue o fogo e deixe o chá em fermentação por 15 minutos. Coe, em um pano fino (tule) e deixe esfriar em um recipiente de vidro. Depois adicione 1,8 litros de água e a cultura de Kombucha. Mantenha essa infusão tampada por em média 10 dias. Após esse prazo, retire as culturas e reserve um pouco para ativar a próxima preparação de kombuchá.

Referências:
Salafzoon S, Mahmoodzadeh Hosseini H, Halabian R. Evaluation of the antioxidant impact of ginger-based kombucha on the murine breast cancer model. Journal of Complementary and Integrative Medicine. 2017.