Importância e benefícios de cozinhar com as crianças

Você sabia que colocar a “mão na massa” e cozinhar com os seus filhos pode trazer uma série de benefícios para eles? Levar as crianças para a cozinha é muito importante para o desenvolvimento de habilidades culinárias, gostos, comportamentos alimentares e conhecimentos. Além de ser um momento muito prazeroso para compartilhar uma boa companhia entre pais e filhos.

Saiba quais são esses benefícios:

  • Descobrir novos alimentos e suas origens

Nem todas as crianças conhecem todos os alimentos, principalmente alguns deles, como as frutas e vegetais. Cozinhar os possibilita tocar, olhar e degustar alimentos novos, e que talvez, ainda não faziam parte de sua alimentação. Além disso, podem entender a origem dos produtos. Saber que o leite foi retirado da vaca, e que as verduras crescem na terra, é importante para que tenham um conhecimento que vai além das visitas ao supermercado.

  • Ganhar conhecimento sobre aos benefícios dos alimentos

Que tal aprender um pouco sobre nutrição e levar esses conceitos para a cozinha? Dessa forma, os dois poderão aprender sobre os benefícios dos alimentos no nosso corpo. Isso é fundamental para que a criança entenda, desde pequena, sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada. O nutricionista é um profissional chave para ajudar a sanar todas as dúvidas sobre o perfil nutricional de cada alimento.

  • Estimular o interesse das crianças a cozinhar

Ao aprenderem a cozinhar, as crianças poderão levar esse hábito para seu futuro. Hoje em dia, nem todo mundo cozinha no dia a dia e isso pode refletir no menor consumo, por exemplo, de alimentos de origem vegetal. Estimular o interesse das crianças pela cozinha é uma ótima estratégia para manterem uma alimentação saudável por toda a vida.

  • Aprender outras disciplinas ao mesmo tempo

Cozinhar estimula o aprendizado de outras áreas, além da nutrição. Por exemplo, é possível ajudar seu filho a estudar a matemática por meio da soma dos ingredientes, pelo conhecimento sobre as medidas, contagem do tempo, da temperatura e do peso. Também é possível ensinar história, contando um pouco da origem daquele alimento. Essa é a hora de usar a criatividade!

  • Exercitar a paciência e a concentração

A paciência e a concentração na hora de cozinhar são essenciais para a preparação dar certo, não é mesmo? Principalmente para poder acertar as medidas e os modos de preparo. Dessa forma, as crianças aprenderão que somente com calma e sem pressa conseguirão ter o resultado que gostariam na cozinha, e isso vale para muitas outras situações do seu dia a dia!

Referências:

Cunningham-Sabo L. Experiential food education: the value of cooking and gardening with kids. Colorado State University. College of Health and Human Sciences. 2013. Disponível em: http://www.fshn.chhs.colostate.edu/outreach/lfs/files/2013-presentations/2-Cunningham-Sabo-Experiential%20Food%20Education%20The%20Value%20of%20Cooking%20and%20Gardening%20with%20Kids.pdf.

Cunningham-Sabo L, Lohse B. Cooking with kids positively affects fourth graders vegetable preferences and attitudes and self-efficacy for food and cooking. Child Obes. 2013;9(6): 549-556.