Grão de arroz, trigo, milho e cevada, por que consumi-los?

Conheça os benefícios dos grãos para a saúde

Os grãos fazem parte da nossa alimentação há milhares de anos e têm um papel muito importante dentro da dieta. Eles são a semente do cereal e, deste grupo, fazem parte o arroz, milho, trigo, aveia, centeio e cevada. Por serem fontes de carboidrato, têm como principal papel fornecer energia para o organismo. Além disso, os grãos possuem proteínas, lipídios, minerais e fibras.

graosmini

Os grãos podem ser consumidos cozidos inteiros ou através dos seus derivados, como a farinha que pode ser refinada (feita apenas da parte interna do grão – endosperma) ou integral (com as demais partes do grão).  As farinhas dão forma a grande parte dos nossos produtos fontes de carboidratos - pães, bolos, massas, tortas e bebidas como a cerveja. Vamos reforçar a importância destes grãos para a saúde:

Mais energia: o carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo e fornecedor de glicose para o cérebro funcionar e exercer as suas funções.

Menor risco para doenças do coração: por serem fontes de fibras, o consumo de grãos integrais pode contribuir para a saúde do coração.

Aliado contra o diabetes: estudos apontam que a ingestão de fibra insolúvel, encontrada no grão integral, está associada ao menor risco de diabetes tipo 2.

Favorece a saúde intestinal: as fibras também são aliadas do intestino, pois ajudam a melhorar a formação e eliminação das fezes.

E quando consumir os grãos? “Os grãos e produtos derivados na versão integral são a principal fonte de energia da alimentação e, quando consumidos com alimentos fontes de proteínas e gorduras boas, formam uma alimentação saudável”, afirma Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e consultora do Sabe Portal. “O pão feito de trigo, centeio, cevada e milho pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches intermediários, acompanhado de frios magros, leite e derivados desnatados e frutas frescas ou secas”, indica a nutricionista.

Referências:

Agência Embrapa de Informação tecnológica. Cereais e grãos. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000fid57plx02wyiv80z4s47384pdxjo.html

Sociedade Vegetariana Brasileira. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos.

Fernanda Sarmento Rolla Bernaud, Ticiana C. Rodrigues. Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/6 397.