TREINAR EM DUPLA PODE SER MUITO MELHOR – E MAIS DIVERTIDO.

Que tal esta estratégia para você não abandonar a rotina de atividade física?
Atividade física traz diversos benefícios para a saúde? Sim. Mas, mesmo assim, a pesquisa Diagnóstica Nacional do Esporte (Diesporte), realizada pelo Ministério do Esporte e publicada em 2015, mostrou que 45,9% dos brasileiros são sedentários, ou seja, quase metade da população não pratica nenhum esporte ou atividade física.

E não basta apenas começar – a parte mais difícil aí é se motivar para manter a prática esportiva. Segundo a mesma pesquisa do Ministério do Esporte, 7% dos brasileiros abandonam a prática de esportes e atividade física por cansaço, preguiça.

A tal da motivação pode ser interior ou exterior. Motivação interior pode vir pelo desejo de aprender ou tentar algo novo. Já a motivação exterior pode estar relacionada ao desejo de melhorar a aparência, por exemplo, ou àquela eterna luta contra a balança.

(Exercicios Em Dupla) shutterstock_273963581

Alguns incentivos exteriores, como a socialização, podem ajudar na adesão à prática de atividade física. A falta de companhia é um motivo bem frequente para o abandono da atividade física. Para algumas pessoas, exercitar-se em companhia ou realizar aulas em grupo podem ser fatores importantes para não deixar a prática de exercícios tão rapidamente.

Você vai encontrar alguém que te motiva e, claro, alguém que você também vai ajudar a motivar. Via de mão dupla. Os exercícios podem ficar mais agradáveis e o tempo passa mais rápido. Sabe aquelas atividades que parecem mais solitárias, que podem rapidamente se tornar mais tediosas? Que tal trazer alguém para correr ou pedalar na rua ao seu lado, por exemplo? Uma companhia divertida pode fazer aquela meta de 10 Km se tornar mais fácil de atingir.

Na academia, enquanto as rotinas de exercícios se seguem, vocês podem conversar sobre a vida, ao mesmo tempo em que experimentam juntos novos aparelhos e, obviamente, ajudam a corrigir um a postura do outro. Do seu parceiro de treino, certeza que virão os feedbacks mais sinceros e preocupados com a sua melhora. Esforço? Cansaço? Podem simplesmente ser esquecidos quando o papo flui ao longo de pesos e barras.

02_shutterstock_277279514

Se você se identifica com esse perfil, por que não motivar um amigo(a), namorado(a) ou alguém da família a praticar exercícios com você? E para quem já treina feliz sozinho, o treino em dupla é uma forma de incentivar alguém que está parado a sair do sedentarismo. Além de divertido, a saúde sai ganhando em dobro. Experimente!