Conheça os alimentos que deixam a pele mais bonita

Certos nutrientes combatem envelhecimento e marcas de expressão

 

Tem coisa que é unanimidade, e ter uma pele bonita e saudável é uma delas. O que muita gente não sabe é que, para além de cosméticos - e do indispensável protetor solar - uma boa alimentação garante um aspecto saudável.

 

A famosa "cara de saúde", sabe? A boa notícia é que muitos nutrientes (dentre eles os famosos antioxidantes) ajudam a minimizar os sinais de envelhecimento, combatendo os radicais livres responsáveis por marcas de expressão e rugas causadas pelo excesso de sol.

 

Para Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e consultora do Sabe Portal, os cuidados com a pele devem começar de dentro para fora. “Os antioxidantes podem reduzir os danos dos raios UV (solares) e têm ação potencializada quando consumidos com frequência e dentro de uma alimentação saudável e adequada”, diz.

 

Quer saber onde encontrar esses nutrientes? Montamos um guia prático pra você.

 

Carotenoides: ajudam a reduzir o estresse oxidativo que causa o envelhecimento da pele.

Melhores fontes: cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate e goiaba.

 

Flavonoides: são importantes para prevenir o câncer de pele causado pela exposição inadequada (tempo e horários) aos raios solares (UV).

Melhores fontes: alho, alecrim, cacau, chás verde e preto, uva, café e vinho tinto.

 

Vitamina C: além da ação antioxidante, participa da formação do colágeno e da elastina, compostos responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

Melhores fontes: laranja, limão e acerola.

 

Vitamina E: atua na proteção do DNA e potencializa a ação antioxidante dos carotenoides.

Melhores fontes: gérmen de trigo, óleos vegetais e oleaginosas, como castanhas e nozes.

 

Selênio: participa da proteção da pele contra os raios solares (UV), pois minimiza a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento da pele.

Melhores fontes: castanha-do-pará, nozes e frutos do mar.

 

Quer mais? Além dos antioxidantes, alimentos com ação anti-inflamatória também deixam a pele mais bonita. Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, como ômegas-3 e 9, auxiliam na proteção da pele contra os raios do sol. Para inclui-los na dieta, consuma azeite de oliva, abacate, nozes, linhaça e peixes, como o salmão.

 

Ah, e fica a dica: beba sempre bastante água para manter a pele hidratada de dentro pra fora ;)