Sabe - Como enfrentar a preguiça nos dias frios?

Como enfrentar a preguiça nos dias frios?

Quem nunca adiantou mais 5 minutos do despertador em dias frios, porque não tinha coragem de sair da cama? E junto com essa preguiça de levantar, também vem a de tomar banho, de ir trabalhar e principalmente, de praticar atividade física. Mas não se prive, existem estratégias, lugares e alguns momentos que nos permitem aproveitar de forma gostosa o frio.

  1. Alimentação “quentinha”

Muitas vezes não temos vontade de consumir frutas, folhas e vegetais crus, porque não trazem aquela sensação de quentinho como uma sopa, por exemplo. Por isso invista em verduras, legumes e folhosos cozidos, ou incluídos em diferentes preparações, como pães e massas. No caso das frutas, dê preferência para opções que não fiquem tão geladas, geralmente são as que apresentam menor quantidade de água, como a banana por exemplo.

  1. Mantenha o pensamento positivo

Às vezes não ir um dia na academia, o que acontece geralmente no frio, acaba desmotivando para continuar seguindo com a atividade física. Mas pense positivo, evite faltar nos dias frios, mas quando isso acontecer não se culpe! Tanto o processo de emagrecimento, como manter uma educação alimentar diária dependem de diversos fatores, não é uma falta ou um dia que não conseguiu terminar o treino que vai acabar com todo o planejamento já realizado. Use como motivação os resultados, como se sente após os treinos e uma boa alimentação, coloque metas e quando cumpri-las aproveite a sensação de missão comprida para ter força nas próximas.

  1. Chame os amigos para te fazer companhia

Evite realizar refeições sozinho, isso acaba desanimando. Quando os momentos são compartilhados com amigos, isso aumenta autoestima e a vontade de continuar saindo cada vez mais. Mas cuidado, para não abusar demais, não relacione esse momento com comidas gordurosas e excessos de doces. Prepare alimentos que sejam saborosos e saudáveis.

  1. E o mais importante, não coma menos que o necessário e se hidrate!

Ao contrário do que a maioria imagina, durante o frio gastamos mais energia do que no calor ao decorrer das atividades diárias básicas. Isso acontece porque o corpo precisa contrabalançar o calor corporal perdido devido ao frio. Por isso, é de fundamental importância que se mantenha alimentação regular, incluindo carboidratos que contribuirão para o aumento de energia, e hidratação para evitar qualquer mal estar durante o dia.

Referências:

Acosta FM, Tellez BM, Delgado GS, Alcantara JMA, Manzano PA, Artacho AJM. Physiological responses to acute cold exposure in Young lean men. PLoS One. 2018; 13(5).