Como cuidar da alimentação e hidratação no verão?

Aproveite a época “mais quente” do ano hidratado e bem alimentado

Isso mesmo, o verão chegou! E você? Já está preparado para curtir a praia, a piscina ou os passeios com os amigos e a família?

Lembre-se, para aproveitar tudo de bom que essa época do ano nos proporciona, precisamos nos hidratar e manter bons hábitos alimentares para ter energia e jogar para longe o cansaço e a preguiça.

Quando pensamos nos hábitos alimentares, os cardápios variam de bebidas e frutas refrescantes, para petiscos e comidas mais leves. Esse é o momento para usar a criatividade e abusar das cores dos alimentos. Se você quer manter o equilíbrio, aproveitar e se refrescar com a alimentação nessa época, seguem algumas orientações que são importantes para entender o que o nosso corpo mais precisa nessas condições:

  • Porque as bebidas refrescantes nos ajudam e qual a melhor opção?

Com o aumento da temperatura ambiente, a exposição do calor acaba sendo maior, o que pode gerar mais perda de água corporal e tornar necessária ingestão superior de líquidos. Você pode se reidratar de diversas formas: além da própria água, pode ser consumido sucos naturais, smoothies, água de coco, água saborizada e chás.

No caso dos sucos de frutas, dê preferência para as frutas da época que, por serem mais doces, acabam não necessitando, muitas vezes, de serem adoçadas. Uma dica é andar com uma garrafinha de água, e, se preferir, tente saborizar com ervas (manjericão, hortelã, etc) ou com frutas (abacaxi, limão, laranja, etc).

  • Existe alguma fruta ou verdura que seja considerada melhor para essa época?

Cada fruta ou verdura apresenta seus benefícios, a melhor opção é sempre variar! Os alimentos que podem ser consumidos gelados, no geral são bem aceitos, ou aqueles que contêm um maior teor de água, como melão, melancia, abacaxi, maçã, uvas, brócolis, pepino, tomate e cenoura. Não tenha medo de inovar e buscar diversidade nas combinações, como, por exemplo, nos sucos.

 

  • Quais são as melhores opções para petiscos para praia ou piscina?

Essa é uma oportunidade de preparar o seu próprio lanche. Por exemplo, podem ser feitos snacks de linhaça para substituir o salgadinho, frutas picadas, vegetais (como cenoura cortada) e também lanches naturais com pães de forma integrais. Se possível, leve tudo em uma bolsa térmica, já separado em porções para facilitar. Entre os ingredientes, é sempre bom conter um carboidrato como um pão ou uma bolacha salgada, isso ajudará a manter a energia mesmo nos dias mais quentes, contribuindo também para um maior contribuição de fibras que ajudará no funcionamento do intestino, evitando que ele se torne um incomodo.

 

Agora é só aproveitar: prepare seu lanche e sua garrafinha de água e vá pegar um bronze nesse sol, aproveitar a natureza e desfrutar de momentos inesquecíveis com as pessoas que ama! E não se esqueça do filtro solar! J

 

Referência:

Papadopoulou SK et al. Nutrition strategies before and during ultra-endurance event: A significant gap between science and practice. Scand J Med Sci Sports. 2017.