Como aproveitar as festas do final de ano sem exageros?

O final de ano é uma época cheia de compromisso, não é verdade? Entre eles, estão as confraternizações, são as festas de fim de ano no trabalho, happy hour com os amigos e a ceia com a família. E junto com elas vem os mais diversos pratos e preparações, com muitas opções para todos os paladares. Uma dúvida que sempre surge é: como manter uma alimentação equilibrada nestes dias? Não tem segredo, inove, busque pratos saudáveis e saborosos, que mantenham a tradição e tragam benefícios e energia para festejar.

Mas para você não ficar de fora das comemorações, e conseguir aproveitar ao máximo, seguem algumas dicas:

  • Não elimine carboidratos!

Os carboidratos são conhecidos como os vilões quando o assunto é perda de peso, porém, esses nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, garantindo energia e estão presentes em alimentos como pães e massas. A sua restrição pode gerar prejuízos à saúde, você pode encontrar esse nutriente nas festas de final de ano em fontes bastante nutritivas, como pães e massas integrais, e também nas frutas.

  • Balanceie as escolhas e quantidades do que colocará no prato.

As preparações de final de ano muitas vezes não são o maior problema de “sair da dieta”, e sim a quantidade que é colocada de cada alimento no prato. Algumas dicas são fundamentais para saborear todas as preparações e manter nutrientes saudáveis no prato:

  • Escolha uma carne para prato principal, por exemplo, um filé de peixe. Nesta época do ano, preparações como lombo suíno e tender, não podem faltar à mesa;
  • Sirva-se também de salada e não esqueça os legumes, que também garantem as vitaminas e minerais para o prato.

 

  • E na hora da sobremesa?

Uma dica é diminuir as opções de sobremesa servidas na mesa, concentrado em apenas 2 ou 3, dessa forma fica mais fácil conseguir manter o controle. E na hora de escolher, se optar por degustar todas, uma estratégia é moderar na quantidade. As frutas também são ótimas opções de sobremesas, além de deixarem a mesa da ceia ainda mais bonita e muito bem decorada.

  • Evite exagerar na bebida na hora que for servida a comida.

Quando consumimos muita bebida junto com a comida, além de atrapalhar na digestão, faz com que se tenha o sentimento de saciedade com uma menor quantidade de alimento consumida. O que gera fome mais rapidamente, podendo ser um incentivo para consumir uma maior quantidade depois.

  • Aproveite!

Essas dicas são para te ajudar na forma de escolher as quantidades e as porções. Experimente novas preparações e aproveite este momento com toda a família, a melhor opção é seguir com equilíbrio e se divertir!

 

Referências:

Jueli EH, Steve SB. Dieta, carboidratos. Stat Perls Publishing, 2017.