COMO OS ALIMENTOS INTEGRAIS PODEM AJUDAR VOCÊ A SE SENTIR SATISFEITO?

Entenda por que muita gente os chama de os heróis da alimentação”!

Olha só, vamos começar com uma definição: você sabe o que é um alimento integral? Todo mundo diz que faz bem, que é legal adotar na alimentação, mas poucos sabem com clareza do que se trata. A gente explica: alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, mantendo os benefícios dos grãos e cereais inteiros. Pães, massas, biscoitos e cereais como arroz integral são exemplos desses alimentos.

De acordo com uma pesquisa da Qualibest, 88% dos consumidores veem os alimentos integrais como heróis da alimentação. Mas por que será que eles levam essa fama?

Eles possuem mais vitaminas, minerais e, principalmente, mais fibras que as versões refinadas. As fibras são carboidratos que não são digeridos nem absorvidos pelo corpo, mas que possuem funções importantes. “Elas regulam o funcionamento do intestino, os níveis de colesterol e de açúcar (glicose) no sangue e colaboram para aumentar a sensação de saciedade. Por isso, são tão indicadas para quem deseja controlar o peso”, comenta a nutricionista Samantha Macedo Basso.

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A saciedade provocada por uma refeição pode ser medida pelo intervalo de tempo entre as refeições e também pela quantidade de alimento consumido na refeição seguinte. Ou seja, quanto mais saciado você se sentir com uma refeição, mais tempo irá demorar para realizar a próxima e menor será a quantidade de alimentos ingeridos, já que a sensação de fome estará controlada.

Já quanto às fibras, elas podem ajudar na saciedade e na perda de peso. Alimentos ricos em fibras, como os integrais, normalmente são mais duros e, portanto, mais difíceis de mastigar. Com isso, a refeição tende a durar mais tempo, estimulando a saciedade.

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A presença de fibras deixa a digestão mais lenta e a liberação de energia dos alimentos ocorre aos poucos, sendo esse mais um fator que colabora com a sensação de saciedade prolongada. Além disso, alguns hormônios relacionados à sensação de saciedade são liberados durante a digestão e enviam sinais para o cérebro, reduzindo a sensação de fome.

A recomendação diária de fibras fica em torno de 25 gramas. De acordo com a nutricionista, “essa quantidade pode ser alcançada através do consumo de alimentos integrais, vegetais, frutas e feijão”.

Substituir a versão tradicional de alguns alimentos pela versão integral é uma ótima maneira de começar a aumentar o consumo de fibras.