5 motivos para praticar atividade física ainda hoje

A prática de exercícios traz diversos benefícios para a sua saúde

 

Muito mais do que manter o peso em dia, a prática da atividade física pode ser responsável por diversos outros benefícios. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas mais ativas apresentam taxas mais baixas de mortalidade causada por doenças, têm menor risco de fratura no quadril e melhor função respiratória.

 

A OMS recomenda que os adultos, entre 18 e 64 anos, façam ao menos 150 minutos de atividade aeróbia durante a semana, como caminhada, dança ou esteira. Já os exercícios que ajudam a fortalecer os músculos, como a musculação, são indicados pelo menos dois dias da semana.

 

Mas se mesmo depois de todas essas vantagens, você ainda não estiver convencido da importância da prática esportiva, veja os 5 motivos que listamos abaixo:

 

  • Ajuda na prevenção de doenças: a prática de exercício físico é extremamente importante para diminuir o risco de desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer.

Esse assunto é tão relevante que já foi tema de diferentes trabalhos, um deles avaliou mulheres que tiveram câncer de mama e mostrou que as pacientes que realizaram 2h de exercícios (sendo 30 minutos de aquecimento, 30 minutos de aeróbio de alta intensidade e 60 minutos de exercício de força), durante seis meses, tiveram uma redução no crescimento das células tumorais em 10%. Isso pode ter ocorrido pelo fato de o exercício ter provocado alterações no organismo com efeito anti-câncer.

 

  • Controle do peso: junto com uma alimentação equilibrada, a atividade física ajuda tanto na perda quanto na manutenção do peso adequado, promovendo diversos benefícios para a saúde.

 

  • Aumento da autoestima: além de auxiliar na redução do peso, a prática de exercício físico pode ser um momento de integração social, o que contribui para novas amizades, melhora do bem-estar físico e emocional.

 

  • Reduz o estresse: depois de um dia intenso de trabalho, nada mais prazeroso do que poder relaxar, e a atividade física é uma das melhores formas para reduzir o estresse e o cansaço, garantindo muito mais disposição.

 

  • Melhora na qualidade do sono: O exercício aeróbio pode ajudar a melhorar o tempo total de sono e também a sua qualidade. Além disso, estudos recentes mostraram que o exercício pode promover benefícios para pessoas com apneia do sono, doença que bloqueia parcialmente ou totalmente a respiração durante o sono.

 

 

Por fim, também é importante ressaltar que para melhorar o rendimento durante a prática da atividade física, uma alimentação adequada é muito importante. O consumo de alimentos fonte de carboidrato, como pães e frutas, garante energia e mais disposição. “Um lanche feito com pão integral e queijo cottage, por exemplo, é uma boa opção para consumir antes do exercício”, garante Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e consultora do SABE portal. Manter a hidratação também é essencial, portanto, não se esqueça de beber água antes e durante a atividade física.

 

Referências:

 

World Health Organization. Global Recommendations on Physical Activity for Health: 18–64 years old, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-18-64years.pdf

 

Dethlefsen C, Pedersen KS, Hojman P. Every exercise bout matters: linking systemic exercise responses to breast cancer control. Breast Cancer Res Treat, 2017.